ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
12/11/19

Aritgo - Os de baixo, os de cima

João Franzin*

Se for pedido a um trabalhador anotar num papel de pão suas 10 principais preocupações, em nenhuma delas virá escrita crítica à estrutura sindical.

Que questões surgirão? As preocupações reais do trabalhador, do aposentado, da dona de casa, do brasileiro, enfim, serão: corrupção, desemprego, saúde, violência, transporte, moradia, educação etc. Aliás, pesquisas mostram isso objetivamente.

Se essa é a pauta do povo, e é, ela deve nos orientar e ser acolhida em nossas demandas, lutas, negociações ou enfrentamentos.

Se, na qualidade de dirigente de entidade ou líder de categoria, eu não adoto essa pauta - ou finjo que adoto -, mas manobro com artifícios de suposta reforma da estrutura sindical brasileira, cabe perguntar: a quem serve a manobra?

A crise não consegue esconder seu caráter classista. A recessão, o desemprego, a uberização do trabalho, o corte de direitos, a reforma da Previdência, isso tudo atinge os mais pobres, agrava a miséria e aumenta o sofrimento de imensas faixas de brasileiros.

Ensinava o professor Aníbal Fernandes que “os direitos são a propriedade do povo”. O direito maior de um povo, na democracia, é a Constituição. Mudanças constitucionais, sob prolongada recessão e governos autoritários, não ajudam o País, não rompem o círculo de ferro da recessão neoliberal, não geram emprego. Ao contrário.

Eu, que sou bobo, sei disso. Os dirigentes ladinos não sabem?

Recentemente, no Chile, manifestantes diziam: “Não somos esquerda nem direita. Somos os de baixo contra os de cima”. Toda crise gera reação e, nesses movimentos, as instâncias de poder e representação acabam questionadas, às vezes violentamente.

As cúpulas - políticas, religiosas, econômicas, civis ou militares - não escutam, não apoiam, não atendem ou encaminham, com firmeza, as demandas dos de baixo. Essas cúpulas serão questionadas, mais dia, menos dia. Certas cúpulas sindicais, fechadas em torno dos seus próprios interesses, acham que não vão ser? Qual é a lógica?




* é jornalista e diretor da Agência de Comunicação Sindical. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.





+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.